NOTA PÚBLICA SOBRE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

O Centro de Apoio e Solidariedade à Vida – ONG CASVI, responsável pela organização da Festa “A Paradinha” e pela Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Piracicaba, vem a público se manifestar sobre a performance realizada pela Drag Verona durante a festa “A Paradinha – The Walking Drag” no dia 26 de Outubro de 2019.

Primeiramente, nós não solicitamos previamente que as artistas que se apresentam em nossas festas nos informem sobre o conteúdo das performances, pois acreditamos que todas as artistas envolvidas, sejam Drags ou DJs, entendem que não devem apresentar conteúdos discriminatórios contra nenhuma minoria ou qualquer outro grupo em nossos eventos e nenhum outro. Desta forma, não estávamos cientes do conteúdo que seria apresentado durante a referida performance, sendo uma surpresa inclusive para nós.

INFORMAMOS QUE A DRAG VERONA NÃO FAZ MAIS PARTE DO ELENCO DA PARADA DA DIVERSIDADE E ORGULHO LGBT DE PIRACICABA, POR NÃO TER AGIDO DE ACORDO COM OS VALORES DA INSTITUIÇÃO E DO EVENTO.

Entendemos que a própria artista é quem tenha condições de explicar ao público, caso seja de seu interesse, qual a ideia originou a performance e qual a provocação quis fazer com a mesma. Inclusive ela já reconheceu seu erro na concepção da performance, justificando para a organização, pós-evento, que se tratava de uma “proposta crítica”.

Não compactuamos com qualquer prática discriminatória nem de conivência com as mesmas. Qualquer pessoa que conheça o trabalho que realizamos em prol das populações vulneráveis de Piracicaba conhece os valores que pautam nossa atuação. Reduzir 27 anos de história de luta social por um episódio que não estava sobre nosso controle não é a melhor forma de resolver o problema.

Aproveitamos para convidar a todo público que se mobilizou por esta questão para se manifestar também na 13ª Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Piracicaba, no dia 10 de novembro de 2019, fazendo coro pelo tema: “Prefiro ter um filho amando que um filho armado”. No momento de retrocesso político e social que vivemos, precisamos fortalecer todos os espaços de reivindicação e garantia de direitos que nos sejam disponíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s